Barba - Um estilo de Respeito!



Pouco comum encontrar um homem que não tenha pensado em deixar a barba crescer. Afim de mudar o “visu” ou mesmo para verificar como ficaria barbudo, de cavanhaque ou bigode.

Se você tem esse desejo, de entrar para o universo dos caras com “Um estilo de Barba de Respeito”, é recomendável seguir alguns cuidados logo no início do processo, para que os fios cresçam fortes e saudáveis e, também, para evitar espinhas, pelo encravado e outros problemas na pele embaixo da barba.

O tempo que vai levar até você ter uma barba cheia depende de fatores genéticos que determinam a velocidade de crescimento dos pelos, que varia de homem para homem. Os pelos da barba crescem de 0,3 a 0,6 mm por dia e, em geral, a média de tempo até a barba ficar completa, com um desenho bacana, é de 6 a 12 semanas. Portanto, paciência.

QUAL ESTILO ESCOLHER

Também é importante pensar qual estilo de barba escolher segundo os diferentes tipos de comprimento, como a sombreada ou “por fazer”, curta, cheia, longa, etc. Essa decisão dependerá da sua personalidade e da imagem que quer passar para as outras pessoas (rebelde e moderna ou formal e elegante).

O importante é cuidar da barba desde o começo para evitar coceira e descamação da pele, além de garantir que os pelos cresçam hidratados e fortes, evitando o visual futuro de barba seca e desgrenhada.

No momento em que a barba começa a tomar forma, já é hora de começar o trato (que vai durar enquanto você tiver a barba, bem entendido). Confira alguns passos:

ESCOLHA O APARELHO CERTO

Use lâmina de barbear ou aparador elétrico para desenhar os contornos das bochechas e do pescoço. É feio demais pelos crescendo sem disciplina no rosto e no pescoço: você fica com cara de sujinho ou náufrago. Se os pelos do bigode começam a crescer sobre a boca, apare as pontas com uma tesourinha, na linha dos lábios.

Esse trato não vai mais ter fim: quando sua barba estiver crescida, você deve apará-la uma vez por semana. Mas deve começar logo que a barba comece a crescer e ficar sem desenho.

HIGIENIZE OS FIOS

Logo que os pelos comecem a ficar um pouco crescidos você já pode (aliás, deve) começar a lavar com shampoo específico para barba. Lavar a barba à noite, na volta do trabalho ou antes de dormir, é ainda mais importante, porque durante o dia os pelos juntam impurezas. Assim sua barba vai crescer saudável e hidratada desde o começo. A ID MEN conta com um shampoo 3x1 para higienizar cabelo, barba e corpo das linhas By Testosterona, Red, Green e Black.

CUIDADO COM A PELE DO ROSTO

Muitos homens dispensam a maior atenção aos pelos e esquecem completamente da pele que existe embaixo deles. Coceira, irritação, descamação, cravos, espinhas, pelos encravados e foliculite são consequências de deixar a pele ressecada e mal higienizada sob os pelos. Porque a barba acumula sujeira (resíduos, sebo do rosto, poeira, poluição) que contaminam a pele.

A sujeira da barba pode até obstruir os folículos onde nascem os fios, comprometendo seu crescimento saudável. Além disso, a camada superficial da pele é um depósito de células mortas descamadas, que são retiradas pela lâmina de barbear. Como você não se barbeia, as células velhas se acumulam, também obstruindo os poros e impedindo que a pele respire.

Lave a pele sob a barba duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Higienize o rosto com sabonete facial (os shampoos 3x1 da ID MEN são uma boa opção), massageando a pele sob a barba com as pontas dos dedos. Essa limpeza da pele deve ser feita até mesmo quando sua barba estiver crescida e cerrada.

HIDRATE OS PELOS

Os bálsamos (balms) são produtos essenciais para os barbudos. Eles levam na fórmula substâncias vegetais e óleos essenciais que hidratam e disciplinam os pelos e evitam o aspecto seco e desgrenhado. Também evitam o ressecamento da pele sob a barba, que provoca coceira devido à falta de hidratação.

Os óleos de barba também agem como hidratantes, só que mais gordurosos, e servem para estilizar a barba. O óleo confere brilho aos pelos. É um produto que você deve usar à medida que sua barba vai ficando mais cheia. A ID MEN também conta com uma linha específica para cuidados com a barba com balm pós-barba e óleos com fragrâncias variadas para atender tosos os gostos.
Agora você não tem mais desculpas para cuidar do seu rosto e barba. ID MEN, cosméticos masculinos para homens à frente do seu tempo.

Fonte: https://www.homemnoespelho.com.br/quer-deixar-a-barba-crescer-siga-estas-instrucoes