Boné pode provocar caspa e queda de cabelo?



O boné é o acessório que assina o estilo de muitos homens, mas também artigo de primeira necessidade para usar na praia, no parque ou sempre for se expor ao sol. Ele protege o rosto da radiação solar que causa rugas, manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Mas e o cabelo? Pois é… O boné não é tão amigo assim do cabelo e, para alguns homens, pode causar caspa, inflamação do couro cabeludo e até queda.

Usar boné causa problemas no couro cabeludo? Muitas vezes sim. Mas não é uma relação de causa e feito. Ou seja, não é para todo mundo que ele prejudica a saúde do cabelo, mas é bom ficar ligado.

Segundo a tricologista da clínica VC Reabilitação Capilar Viviane Coutinho, o boné não tem influência direta sobre a calvície, que é genética ou causada por fatores hormonais, porém seu uso prolongado com cabelo molhado ou sujo pode contribuir para a queda.

O erro número um é usar o boné com os cabelos molhados. “Uma combinação prejudicial para saúde capilar é esse ambiente úmido, quente e abafado, um meio propício para a proliferação de fungos, o que aumenta as chances de surgimento de caspa e possíveis inflamações”, ressalta Viviane.

Já o segundo maior erro é ficar muito tempo com boné com a cabeça suada depois de treinar, correr ou pedalar. Além de a transpiração no couro cabeludo criar o ambiente úmido propício para fungos, o suor prejudica ainda mais a saúde dos cabelos por ser irritativo e conter substâncias como ácido úrico, cloreto de sódio e, também, toxinas. “Basta pensar como sentimos coceira na pele quando estamos com o corpo suado. O efeito é o mesmo no couro cabeludo”, enfatiza a tricologista. Aquela coceira na cabeça ao usar boné é um alerta!

Ao aquecer a cabeça, os bonés também podem causar um aumento não só da transpiração, como também do sebo produzido pelas glândulas do couro cabeludo. E excesso de oleosidade nas raízes dos fios também pode ocasionar inflamação, que, quando não combatida, pode provocar queda. “Por isso, o ideal é usá-los apenas em casos necessários de proteção e de resto deixar os cabelos livres”, conclui Viviane.

Para uso prolongado, prefira modelos de bonés que permitam melhor ventilação da cabeça, como aqueles confeccionados com tecidos leves, que permitam a evaporação do suor, ou com telas nas laterais. Para ficar sob o sol, opte pelos bonés que oferecem proteção contra a radiação UV – eles são feitos com tecidos tecnológicos de fibras tratadas para bloquear os raios UVA e UVB.

EM RESUMO:

 Use sempre boné na praia, no parque ou sempre que se expor ao sol. Mas evite usar por períodos prolongados sem necessidade.
 Só coloque o boné com cabelo seco e limpo (pelo menos razoavelmente limpo).
 Nunca use com os cabelos molhados ou úmidos. Recorra ao secador antes de colocar o boné, se necessário.
 Depois de fazer exercício e suar na cabeça, use boné o menor tempo possível e lave o cabelo em seguida.
 Prefira bonés feitos de tecidos com proteção solar UV.
 Os modelos ideais são aqueles confeccionados em tecidos leves ou com ventilação, como tela nas laterais.

Fonte: homemnoespelho.com.br/bone-pode-provocar-caspa-e-queda-de-cabelo/