Curiosidades sobre CERVEJA - Parte 1



A cerveja é a bebida mais consumida no mundo. Raiz da cultura ocidental e se mantém relevante até os dias de hoje. Bebida despretensiosa não requer pompa para ser consumida. Já passou por inúmeras transformações da história e o processo de produção de cerveja também mudou. Com suas origens no Oriente Médio, teve um percurso histórico na Europa e ficou popular em todo o mundo. Ela faz parte de um universo paralelo, com muita história, cultura e várias curiosidades. Confira algumas:

1- Estudos e dados históricos apontam que as cervejas existem há pelo menos 8.000 a.C.

2- Em 1539, na região da Baviera, na Alemanha era proibido fabricar cerveja durante o verão. Devido ao calor as cervejas fermentadas na época estragavam muito rápido.

3- No Código de Hamurabi, escrito por volta de 1730 a.C. um dos artigos previa o afogamento do cervejeiro em sua própria cerveja, caso ela estivesse ruim.

4- Os monges, não só produzem como bebem cerveja há muito tempo. Por ser uma bebida altamente nutritiva, era considerada a bebida dos monges. Nos tempos de jejum, as cervejas mais encorpadas eram fundamentais e serviam como alimentação, isso inclusive deu origem a alguns estilos de cervejas, como Dubbel, Trippel e Quadruppel.

VOCÊ SABE O QUE É CERVEJA ARTESANAL?

As cervejas artesanais são resultado de um processo de produção minucioso e em menor escala, no qual se preza pela qualidade e personalização. Para que cada etapa seja respeitada e traga o resultado esperado, um mestre cervejeiro acompanha todo o procedimento e se certifica que os aromas e sabores estão de acordo com as expectativas. Ao contrário das cervejas industrializadas, onde o foco é a produção em larga escala e por meio de processos como a filtração e pasteurização.

Fonte: https://www.portalcdm.com.br