Dicas para cuidar do cabelo crespo



Cuidar do cabelo crespo parece uma tarefa difícil, mas é mais fácil do que imagina. Basta seguir alguns cuidados simples.

Se engana quem pensa que manter os fios nutridos e bem cuidados se resume apenas em encontrar o produto certo. Para te auxiliar nessa missão, separamos algumas dicas e você perceberá que a manutenção de um cabelo forte e saudável tem mais a ver com a técnica adequada e a limpeza correta, do que realmente encontrar algum creme milagroso que funcione como um hidratante e uma cera para seus cabelos. Confira:

PEGUE LEVE COM O SHAMPOO

Exagerar no shampoo muitas vezes pode fazer com que o seu cabelo crespo fique seco e quebradiço. Isso acontece porque a maioria dos shampoos tem um produto químico chamado Lauril Sulfato de Sódio, um detergente que tem a função de limpar o cabelo mas que, infelizmente, também pode tirar o óleo natural que protege os fios. Como os cabelos crespos têm menos óleo do que os outros tipos de cabelo, exagerar no shampoo significa retirar quase que completamente essa camada de proteção. Então, use shampoo apenas duas ou três vezes por semana no máximo!

HIDRATE COM FREQUÊNCIA

Seu cabelo precisa ser hidratado diariamente, não importa se você lavou ele com shampoo ou não, para reabastecer a hidratação que é perdida pelas condições climáticas ou pela própria poluição. Um óleo simples pode ser aplicado nas raízes do cabelo para fazer seu cabelo parecer mais suave e ajudá-lo a evitar caspas e couro cabeludo seco. Experimente óleo de amêndoa doce ou de coco; aplique um pouco na ponta dos seus dedos e passe suas mãos pelo cabelo para distribuir uniformemente. Aplique um pouco de óleo todos os dias, especialmente quando seu cabelo estiver seco ao toque.

ESCOLHA O CORTE E PENTEADO CERTO

Para ter um cabelo crespo bonito e bem cuidado, é fundamental escolher o corte correto. Não tem ideia de como começar? O ideal é identificar o formato do seu rosto e, então, escolher um tipo de corte e comprimento de cabelo que favoreça as suas proporções. Depois você precisa entender qual é o estilo do seu cacho: ele é mais aberto ou mais fechado? Seu cabelo é mais seco ou mais oleoso? É isso que vai definir qual tipo de corte é ideal para o seu cabelo natural. Seu cabeleireiro pode te dar a dica correta do melhor corte para o seu estilo de cabelo, e também do penteado mais fácil que combine melhor com o seu estilo de vida.

USE O PENTE CERTO E PENTEIE DIREITO

Nunca penteie o seu cabelo com ele seco! Quando você faz isso, acaba com a definição dos fios que formam os cachos e ainda deixa as pontas com aspecto ressecado. E não é isso que você quer, não é? Por isso, a melhor forma de desembaraçar os fios crespos é depois do banho e com ajuda do creme para pentear. Se o seu cabelo é mais curto, o ideal é usar uma escova para pentear os fios. Se o seu cabelo é mais longo, você vai precisar de um pente de dentes largos ou um pente “afro” para estilizá-lo. Mas, no geral, o tipo ideal para os cabelos crespos são esses pentes com dentes largos, pois quebram menos os fios e ajudam a manter a forma dos cachos. Além disso, também é importante olhar o material do pente: o de madeira é o preferido por gerar menos frizz, efeito muito comum neste tipo de fio. E aí, gostou das dicas? Simples e fáceis de executar e que vão deixar seu cabelo crespo mais bonito e saudável.

Fonte: Manual do Homem Moderno